sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Confissões de mãe

Imagem do Google e de famoso e-mail que circula há algum tempo

"Certo dia, dois anos atrás, a produtora de cinema americana Romi Lassaly chegou em casa cansada do trabalho. Um dos filhos estava doente e sujou o quarto todo de vômito na hora de ir para a cama. Estafada, Romi resolveu que não limparia nada – e foi dormir. O cão da família lambeu a sujeira. No dia seguinte, ela confessou o que fizera a uma amiga. Daí surgiu a idéia de criar um site em que mães pudessem extravasar sentimentos geralmente inconfessáveis sobre a maternidade. O True Mom Confessions (em português, “confissões verdadeiras de mães”) recebe hoje 2 milhões de Page views por mês e virou um livro com tiragem (impressionante) inicial de 100 mil exemplares".

Esse trecho, retirei de uma matéria publicada na Época, em abril deste ano. Fiquei chocada, achei nojento, mas confesso que achei engraçado e curioso ao mesmo tempo. Não que concorde. Acho que ela exagerou, mas sabe que eu a entendo? Não acho que teria coragem de dormir e deixar a melequeira lá, mas de repente é porque eu ainda só tenho um filho (hehehehe!).

No texto, ainda são destacadas outras confissões de mães:

“Na próxima vez em que eu estiver descansando e minha filha gritar que quer água, vou pegar, mas antes vou cuspir no copo!”.

“Tenho inventado uma história mais rápida para que o livro que leio à noite para minha filha acabe logo. Ela demora demais para dormir!”

“Às vezes, eu preferiria ser mãe solteira. Aí eu não precisaria contar com marido algum e não ficaria deprimida por ele não me ajudar. Eu não quero que meu filho cresça como o pai. Egoísta, centrado nele mesmo e um zero nas tarefas dosmésticas”

“Ser mãe engorda!”

Calma! Calma! Não concordo com todas elas, principalmente com a do copo de água (arght!), mas acho super válido as mães terem um espaço para exporem o lado não tão cor-de-rosa da maternidade.
Ou vocês acham que a gente acha tudo lindo? rsrsrs. Ou você acha que eu não fico cansadona depois de chegar do trabalho e ficar andando atrás do Aharon sem descansar? Ou você acha que eu acho legal só poder jantar às 22h, quando ele dorme, mesmo que esteja morrendo de fome? Ou você acha que eu não sinto vontade de ficar de bobeira no sofá ou ainda de assistir um filme, depois de um dia de intenso trabalho?
Isso tudo não significa que amo menos meu filho, que sou uma péssima mãe, que ele não seja a delícia da minha vida, nem blá, nem blá, nem blá. Apenas quer dizer que mães são seres de carne e osso. Ou seja, elas se cansam, sentem fome, ficam estressadas e, às vezes, têm vontade de estar em outro lugar naquele momento, igual a todo mundo. Não, não tem nada de errado com isso. É NORMAL. A diferença é ter coragem de admitir coisas que para as outras pessoas soa UM ABSURDO.

Aqui no Brasil, as meninas do Mothern já fazem algo semelhante e muito divertido. Até comprei o segundo livro delas "As 500 melhores coisas de ser mãe", já que o Mothern não tô achando.

Enfim, pessoal! Isso tudo é para dizer que não vale a pena levar tudo muito a sério. Mamães, não se culpem, chega de culpa! A gente já se culpa por tanta coisa: por trabalhar fora, pelo neném que tá resfriado, por não ter tempo suficiente para os filhos....
Se estiver chateada, fale, coloque para fora, relaxe, descontraia, fale sobre suas dificuldades e viva. As coisas se tornam mais fáceis quando você aprende a rir delas (e de si mesma!).

Por fim, a repórter pergunta a autora do livro: O que é seu uma boa mãe?. Ela diz: “Simplesmente não existe um padrão. Ser uma boa mãe é fazer o que se pode fazer, sem pressionar a si própria na direção de um modelo ridículo e inatingível”. Perfeito! Amei!

E vocês? O que acham?

3 comentários:

  1. é muito cansativo ser mae acordar as 3 da minha mas nao tem preço vc ver aquele sorriso tao sincero.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal!
    A verdade nos liberta!!!
    Paz!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Olha, me emocionei mt lendo teus post's!
    Tenho um bebê de 8 meses, mas parece que ele voltou pra minha barriga qd comecei a ler...é mt bom! párabéns, e mta, mta, mta felicidade pra sua familia e mta saude tb!

    ResponderExcluir